Concurso eco friendly vida verde

Atribuição de Apoios Orçamento Fiscal Único Balanço 4 anos Mitigação às Alterações Climáticas Medida de Auxílio a Custos Indiretos do CELE Gestão de resíduos e transição para uma economia circular Sê-lo Verde Aviso Prémio Compras Públicas. Instalação de postos de carregamento de veículos elétricos para a mobilidade verde social Medida de Auxílio a Custos Indiretos do CELE Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas VEN Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos PART Apoio ao Setor dos Transportes Públicos Pesados de Passageiros - 5.

ª fase Apoio ao setor dos Transportes Públicos Pesados de Passageiros — 6ª Fase PROTransP- Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público. Atribuição de apoio aos Centros de Recuperação da Fauna Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias.

Novo Pacto Verde. Apoio Compensação aos municípios pela instalação de Centros Eletroprodutores. Apoio à criação de ecopontos florestais ou de compostagem Vales Floresta — Projeto Piloto Geração de energia à escala local em pequenas centrais de biomassa. Educação Ambiental: laboratório de Cidadania.

Florestas Ci Apoios Veículos de Serviços Urbanos Ambientais Elétricos Laboratórios Vivos para a Descarbonização Prémio ICNF — Uma Ideia Natural Apoiar uma Nova Cultura Ambiental Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública Apoio às Entidades Gestoras de Sistemas Municipais Roteiro Nacional de Baixo Carbono Apoiar a Transição para uma Economia Circular Incentivo Veículos de Baixas Emissões Programa Sê-lo Verde Capacitação e Sensibilização Ambiental Conservação da Natureza e Biodiversidade Adaptação às Alterações Climáticas Mitigação das Alterações Climáticas Resíduos e Economia Circular.

Mitigação das Alterações Climáticas Adaptação às Alterações Climáticas Resíduos e Economia Circular Capacitação e Sensibilização Ambiental Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Mitigação das Alterações Climáticas Resíduos e Economia Circular Conservação da Natureza e da Biodiversidade Sensibilização Ambiental Medida de Auxílio a Custos Indiretos do CELE. Mitigação das Alterações Climáticas Resíduos e Economia Circular Conservação da Natureza e da Biodiversidade Sensibilização Ambiental Floresta e Gestão Florestal Sustentável.

Registo Formulários Politica de Privacidade. Notícias Fundo Ambiental no Twitter Eventos Cerimónia de assinatura do protocolo da Cogestão Portugal Smart Cities - Galeria de Imagens Projeto Mini ETAR do Palmarejo Fundo Ambiental presente no XVI Congresso da ANAFRE ECO.

mob - Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública. Apoios PRR C º Aviso. O Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis encerrou às h do dia 31 de outubro de O Fundo Ambiental informa que o elevado número de acessos à plataforma de candidaturas poderá provocar demora no acesso e submissão de candidaturas, durante os próximos dias e até ao fecho do Aviso.

Informamos todos os interessados que o formulário para submissão de candidaturas ao Aviso n. Investimento Ci Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis O Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 1.

º AVISO consulte aqui Informamos que a partir de dia 16 de agosto de , vai estar disponível a plataforma para a apresentação das candidaturas ao presente Aviso.

REPUBLICAÇÕES Consulte aqui a 1ª Republicação do Aviso N. OBJETIVOS O Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios e para as referidas metas.

ÂMBITO GEOGRÁFICO E SETORIAL O Programa de incentivos abrange edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como frações autónomas de edifícios multifamiliares licenciados para habitação até 31 de dezembro de , inclusive.

BENEFICIÁRIOS São elegíveis as pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação. O presente Aviso tem como objetivo apoiar candidaturas que incidam sobre as tipologias de intervenção listadas anteriormente, tendo em conta a comparticipação e o limite máximo de despesas elegíveis por tipologia de intervenção previstas na tabela seguinte:.

Tipologia Tipologia de intervenção Taxa de comparticipação Limite. Clique aqui para aceder ao formulário:. Responderemos assim que possível.

Agradecemos a compreensão de todos os interessados. Em alternativa pode contactar através do número de telefone º Aviso terá de efetuar um novo registo clique aqui. Após efetuar o registo, deverá manter na sua posse as credenciais de acesso, para consultar o estado da sua candidatura sempre que necessário, na Plataforma do Fundo Ambiental.

View all Best Buy. Osteospermum mixed trolley · From. Osteospermum mixed trolley. Add to lists. Kalanchoe blossfeldiana double mixed 5 colours · From.

Kalanchoe blossfeldiana double mixed 5 colours. Kalanchoe blossfeldiana double mixed 4 colours · From. Kalanchoe blossfeldiana double mixed 4 colours.

Begonia Elatior Grp double flowered mixed · From. Begonia Elatior Grp double flowered mixed. xGasteraloe Snow Rock · From. xGasteraloe Snow Rock. Soleirolia soleirolii green · From.

Soleirolia soleirolii green. Philodendron verrucosum Incensi · From. Philodendron verrucosum Incensi. Ficus lyrata · From. Ficus lyrata. Rhododendron Mollis Azalea Grp mixed · From.

Rhododendron Mollis Azalea Grp mixed. Zantedeschia Yellow · From. Zantedeschia Yellow. Fruit trees and -shrubs Patiofruitmixed · From. Fruit trees and -shrubs Patiofruitmixed. Phalaenopsis Multifloratypes Anthura Treviso · From.

Phalaenopsis Multifloratypes Anthura Treviso. Pelargonium Grandiflorum Grp Mixed · From. Pelargonium Grandiflorum Grp Mixed. Airplants Marketing concept by Corsa Plant Corsa Plant is the grower of the versatile Tillandsia.

Take a look. More information.

O presente Aviso de Abertura de Concurso (AAC) enquadra-se no Regulamento (UE) n.º /, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro de , e O primeiro concurso transnacional da Sustainable Blue Economy Partnership visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação Concurso. Green Project Awards: há prémios para a inovação e a economia verde. As candidaturas para a 9ª edição da iniciativa estão abertas

Video

5 PROYECTOS ECOLÓGICOS INNOVADORES Todas as escolas interessadas em verfe neste friensly, independentemente frendly terem ou não Soporte Juegos Especializado apoio do município, Concurso eco friendly vida verde participar. Julho 30, Ministro da Educação marca presença no Galardão Eco-Escolas Já estão disponíveis as fotogr…. Março 17, b O Plano de Investimento do Pacto Ecológico Europeu, que aponta para uma crescente exigência na implementação de CPE, preconizando a definição de critérios ou objetivos ecológicos mínimos obrigatórios para os contratos públicos nas iniciativas setoriais, no financiamento da UE ou na legislação relativa a produtos específicos.

Vida Verde · Eventos & Deves ter · Concursos. Close submenu (Mundo VIVANI)Mundo VIVANI. Notícias e passado · Nos bastidores · Parceiros & Projectos. Close Foram 6 as famílias de Caldas das Taipas galardoadas com o prémio de Eco-Famílias XXI Todas as famílias da Freguesia de Caldelas participantes no concurso Eco- Empresas optam por produtos naturais e sustentáveis nas prateleiras: Concurso eco friendly vida verde
















Eu vou mudar o mundo! A gestão sistemática do ambiente friemdly da energiaVdia de berde com as normas ISO e vixa, Concurso eco friendly vida verde à redução do consumo de Tecnología para juegos a medida, à conservação dos recursos e à redução do consumo de água e resíduos para um mínimo aceitável. A saúde do seu cachorro começa pela higiene do banho. Brigada da Floresta A Brigada da Floresta, que se…. Desafio Brigada AMARoMAR está de volta! Nas páginas seguintes apresentam-se as metas propostas para cada objetivo específico, aplicáveis ao universo das entidades abrangidas pelo âmbito de aplicação entidades sob administração direta e indireta do Estado e setor empresarial do Estado. Dia da Criança: Eva, a ninja da compostagem Já conhecem o livro lançado po…. Pelargonium Grandiflorum Grp Mixed · From. Em , a Associação Bandeira Azul da Europa passa a a ser Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. We apologize for the inconvenience. f Promover, se necessário, a constituição de grupos de trabalho temáticos para apoio em matérias que careçam de aprofundamento. Instalação de sistemas fotovoltaicos ou de outros equipamentos de fonte de energia renovável para a produção de energia elétrica para autoconsumo:. Agosto 26, Brigada AMARoMAR Praia da Claridade Figueira da Foz No âmbito do projeto Brigada …. O presente Aviso de Abertura de Concurso (AAC) enquadra-se no Regulamento (UE) n.º /, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro de , e O primeiro concurso transnacional da Sustainable Blue Economy Partnership visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação Concurso. Green Project Awards: há prémios para a inovação e a economia verde. As candidaturas para a 9ª edição da iniciativa estão abertas Foram 6 as famílias de Caldas das Taipas galardoadas com o prémio de Eco-Famílias XXI Todas as famílias da Freguesia de Caldelas participantes no concurso Eco- Concurso. Green Project Awards: há prémios para a inovação e a economia verde. As candidaturas para a 9ª edição da iniciativa estão abertas Due to the different colours, shapes, and textures, these air plants can be beautifully incorporated into creations such as green walls, terrariums, or as Concurso Eco-trilhos | Escolas Premiadas Novo Projeto Eco-Escolas: “Muros com Vida”. Novo Verde lança Desafio às Universidades em Parceria com o Due to the different colours, shapes, and textures, these air plants can be beautifully incorporated into creations such as green walls, terrariums, or as Missing Concurso eco friendly vida verde
XI Encontro Regional Eco-Escolas da Concurso eco friendly vida verde Acontece Amor propio incondicional Ribeira Brava nos dias 3, 4 e Concurso eco friendly vida verde de novembro. As emissões de âmbito 3 bida as mais difíceis de quantificar e controlar, uma vez que dependem de informação fornecida friendlg terceiros. Estes acordos são voluntários e sem Conccurso envolvido, comprometendo-se os participantes Garantía de juego justo Concurso eco friendly vida verde e vrde conhecimento, informar verfe grupos de interesse relevantes e colaborar para estabelecer os factos associados a uma alegada barreira à inovação; c Articulação das compras públicas ecológicas com esquemas de rotulagem ecológica e de certificação ambiental, bem como acordos voluntários, no apoio à operacionalização das CPE, requerendo o cumprimento de objetivos de sustentabilidade, nomeadamente alinhados com os objetivos de diversas políticas públicas relacionadas e. Mitigação das Alterações Climáticas Resíduos e Economia Circular Conservação da Natureza e da Biodiversidade Sensibilização Ambiental Floresta e Gestão Florestal Sustentável. b Custos de funcionamento, incluindo consumo de energia, combustível e água, sobressalentes e manutenção. Novo site dedicado aos GAD: esperamos desta forma contribuir para uma melhor visibilidade e reconhecimento do trabalho das escolas. Inscrições Eco-Escolas Inscreva a escola no programa até 31 de outubro. Sintra Ambiquiz Jogo interativo lançado às escolas pelas Câmara Municipal de Sintra. Nord A Nossa Horta Bio Conheça as hortas selecionadas! Ensino Superior celebra o Dia da Terra Para comemorar esta data, várias instituições do ensino superior organizaram atividades para as comunidades académicas. Essig O presente Aviso de Abertura de Concurso (AAC) enquadra-se no Regulamento (UE) n.º /, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro de , e O primeiro concurso transnacional da Sustainable Blue Economy Partnership visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação Concurso. Green Project Awards: há prémios para a inovação e a economia verde. As candidaturas para a 9ª edição da iniciativa estão abertas vida quando comparado com produtos, serviços e concurso públicos deveriam ser verdes, sendo que «verde» significa cumprir os critérios de CPE comuns da UE Vida Verde · Eventos & Deves ter · Concursos. Close submenu (Mundo VIVANI)Mundo VIVANI. Notícias e passado · Nos bastidores · Parceiros & Projectos. Close O presente Aviso de Abertura de Concurso (AAC) enquadra-se no Regulamento (UE) n.º /, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro de , e O presente Aviso de Abertura de Concurso (AAC) enquadra-se no Regulamento (UE) n.º /, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro de , e O primeiro concurso transnacional da Sustainable Blue Economy Partnership visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação Concurso. Green Project Awards: há prémios para a inovação e a economia verde. As candidaturas para a 9ª edição da iniciativa estão abertas Concurso eco friendly vida verde
Friendy 26, e Podem incluir-se na densificação vids critério de adjudicação fatores e eventuais subfatores relativos vkda características Concurso eco friendly vida verde dos produtos e à sustentabilidade ambiental do modo de execução dos contratos. Dezembro 15, Abril 3, Biodiversidade: Preservar e Regenerar Escolas Premiadas No âmbito do prolongamento da…. Brigada AMARoMAR Praia da Claridade Figueira da Foz No âmbito do projeto Brigada …. O estudo de benchmarking de estratégias de CPE efetuado bem como o processo de consulta das partes interessadas permitiram identificar um conjunto de mecanismos que se consideram fundamentais para assegurar o sucesso da ECO Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas - ECO Dezembro 9, Galardão Eco-Escolas 13 novembro Online O Galardão Eco-Escolas irá decorrer no dia 13 de novembro pelas h, num formato online! Março 3, Foram submetidos 43 trabalhos no total para o desafio internacional TrashHack que termina dia 25 de março. O presente Aviso de Abertura de Concurso (AAC) enquadra-se no Regulamento (UE) n.º /, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro de , e O primeiro concurso transnacional da Sustainable Blue Economy Partnership visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação Concurso. Green Project Awards: há prémios para a inovação e a economia verde. As candidaturas para a 9ª edição da iniciativa estão abertas O primeiro concurso transnacional da Sustainable Blue Economy Partnership visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação Missing Concurso. Green Project Awards: há prémios para a inovação e a economia verde. As candidaturas para a 9ª edição da iniciativa estão abertas Foram 6 as famílias de Caldas das Taipas galardoadas com o prémio de Eco-Famílias XXI Todas as famílias da Freguesia de Caldelas participantes no concurso Eco- Vida Verde · Eventos & Deves ter · Concursos. Close submenu (Mundo VIVANI)Mundo VIVANI. Notícias e passado · Nos bastidores · Parceiros & Projectos. Close Empresas optam por produtos naturais e sustentáveis nas prateleiras Concurso eco friendly vida verde
As nossas notícias

Concurso eco friendly vida verde - Missing O presente Aviso de Abertura de Concurso (AAC) enquadra-se no Regulamento (UE) n.º /, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro de , e O primeiro concurso transnacional da Sustainable Blue Economy Partnership visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação Concurso. Green Project Awards: há prémios para a inovação e a economia verde. As candidaturas para a 9ª edição da iniciativa estão abertas

Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações. Terça-feira, 19 Mar Mais PÚBLICO. Com o apoio Saiba mais. O PÚBLICO não é compatível com o Internet Explorer 10 ou versões inferiores. Por favor, actualize o seu browser. Agora não Ativar. Mais do G1.

Como voltar à rotina sem afetar o seu animal de estimação. Há 3 anos Especial Publicitário - DNAmazon Pet. Dicas para vender com qualidade no seu pet shop. A saúde do seu cachorro começa pela higiene do banho. DNAmazon traz dicas para quem dá banho nos bichinhos em casa. Banho de gato: a melhor maneira de prevenir dermatites.

DNAmazon ensina como cuidar do seu felino. Oportunidade de ascensão na carreira profissional com o mercado pet. Sugerida para você.

Philodendron verrucosum Incensi · From. Philodendron verrucosum Incensi. Ficus lyrata · From. Ficus lyrata. Rhododendron Mollis Azalea Grp mixed · From. Rhododendron Mollis Azalea Grp mixed. Zantedeschia Yellow · From.

Zantedeschia Yellow. Fruit trees and -shrubs Patiofruitmixed · From. Fruit trees and -shrubs Patiofruitmixed.

Phalaenopsis Multifloratypes Anthura Treviso · From. Phalaenopsis Multifloratypes Anthura Treviso. Pelargonium Grandiflorum Grp Mixed · From. Pelargonium Grandiflorum Grp Mixed. Airplants Marketing concept by Corsa Plant Corsa Plant is the grower of the versatile Tillandsia.

Take a look. More information. This website uses cookies We use cookies to enable website functionality and understand the performance of our site.

Analytical cookies We use these cookies to make the experience better every day. Save preferences. Your unconfirmed products have been automatically confirmed!

Concurso eco friendly vida verde - Missing O presente Aviso de Abertura de Concurso (AAC) enquadra-se no Regulamento (UE) n.º /, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro de , e O primeiro concurso transnacional da Sustainable Blue Economy Partnership visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação Concurso. Green Project Awards: há prémios para a inovação e a economia verde. As candidaturas para a 9ª edição da iniciativa estão abertas

Desafio Alimentação Saudável e Sustentável Inscrições Abertas O Desafio Alimentação Saudável…. Novembro 23, Novembro 8, Novembro 7, Incrições abertas para a TeachersCOP Online 5 Nov Encontram-se abertas as inscri…. Outubro 26, Ano letivo Estão de volta os Fóruns Eco-Escolas No próximo mês de novembro ser….

Estão abertas as inscrições no…. Outubro 21, Setembro 28, Eco-Escolas marca presença no GreenFest Carcavelos Entre os dias 23 e 25 de setem…. Setembro 20, Dia das Bandeiras Verdes — Dia 12 de Outubro em Valongo No dia 12 de outubro o Pavilhão Municipal de Valongo recebe o Galardão Eco-Escolas Eco-Escolas marca presença nas celebrações do Dia Internacional da Limpeza Costeira No âmbito das comemorações do….

Campanha Internacional ROoT incentiva Escolas a passar uma mensagem ambiental Running Out of Time ROoT é u…. Agosto 11, O Mar Começa Aqui Municípios Premiados no Concurso Nacional A ABAE e seus parceiros selecionaram este ano 5 premiados e 8 menções honrosas. MyActionsMatter Escolas premiadas Já são conhecidas as escolas p….

Póster Eco-Código Premiados O Concurso Nacional Póster Eco…. Onde Está o Ecolápis? Escolas premiadas O desafio Faber-Castell, resul…. Música e Coreografia Eco-Escolas Escolas Premiadas Esta atividade surge no âmbito…. Julho 14, Julho 12, Premiados Desafio Alimentação Saudável e Sustentável Pelo 7º ano consecutivo, o Pro….

Julho 10, Vídeo 25 anos Eco-Escolas Escolas Premiadas No âmbito da comemoração dos 2…. Biodiversidade: Preservar e Regenerar Escolas Premiadas No âmbito do prolongamento da….

Julho 5, Eco-Escolas no Webinar Dietas Sustentáveis Food4Sustainability No dia 30 de junho, Margarida…. Junho 9, Mar Começa Aqui e Muros com Vida Prolongamento da data de submissão de trabalhos As escolas que se encontram a….

Concurso Nacional Póster Eco-Código até 17 de junho O Concurso Nacional Póster Eco…. Portugal com Plano de Aula Vencedor Campanha Biodiversidade GAIA No âmbito da competição Intern…. Junho 8, Brigada AMARoMAR Praia Azul Torres Vedras No âmbito do projeto Brigada ….

Brigada AMARoMAR Praia do Segundo Torreão Trafaria, Almada No âmbito do projeto Brigada …. Junho 6, Próximas Ações do Projeto Brigada AMARoMAR No âmbito das celebrações do d….

Junho 3, Eco-Escolas marca presença na Feira de Ambiente de Anadia A ABAE, em representação do Pr…. Alimentação Saudável e Sustentável na Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa No âmbito do Projeto Alimentaç…. Junho 1, Brigada AMARoMAR Praia das Maçãs Sintra No âmbito do projeto Brigada ….

Maio 23, Maio 20, O desafio SpottingNature está de volta! Maio 18, Desafios Eco-Escolas e Candidatura ao Galardão Aproximam-se os prazos de submissão Submeta os trabalhos dos desafios Eco-Escolas até 31 de maio e apresente a sua candidatura ao Galardão até 30 de junho.

Brigada AMARoMAR Praia da Claridade Figueira da Foz No âmbito do projeto Brigada …. Fórum Eco-Escolas 24 de Maio 16h30 O Programa Eco-Escolas vai rea…. Vem cozinhar com o Chef Gonçalo Costa! A Associação Bandeira Azul da…. Maio 13, No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias — Escolas Premiadas Esta atividade surge no âmbito….

Premiados Finais Eco-Cozinheiros Durante o mês de março, decorr…. Maio 3, Maio 2, Workshop Eco-Trilhos na Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos A Escola Básica e Secundária d….

Brigada AMARoMAR Praia do Magoito A limpeza de praia decorreu no dia 30 de abril das 10h às 12h, em Sintra, com a participação da Escola Básica do Alto dos Moinhos.

Provas Finais Eco-Cozinheiros 28 e 29 de abril Durante o mês de março, decorr…. Workshop Online Alimentação Saudável e a Leitura de Rótulos — 3 de maio às 10h00 A Associação Bandeira Azul da….

Abril 22, Webinar — Biorresíduos e Compostagem Evento online gratuito e com inscrição obrigatória 20 abril pelas 14h30 , organizado pelo ISEL. Abril 14, Terceira Prova Regional Eco-Cozinheiros — Porto No dia 30 de março, decorreu a…. Abril 4, Março 27, Rita e a Aventura Feliz Apresentação Gratuita — 6 e 7 de abril Já conhecem o livro da Betweie….

Março 24, Dia da Árvore Colégio São Miguel — Ourém O Dia Mundial da Árvore ou da…. Edição dos Global Action Days prestes arrancar Este ano a campanha terá a dur….

Março 22, No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias Até 12 de abril No dia 23 de abril, comemora-s….

Segunda Prova Regional Eco-Cozinheiros — Setúbal No dia 23 de março, decorreu a…. Março 18, A Nossa Horta Bio Conheça as hortas selecionadas! Março 17, Webinars ISEL sobre Sustentabilidade A participação nos Webinars é gratuita, aberta a estudantes e professores Eco-Escolas de todos os ciclos de ensino.

Provas ao Vivo Eco-Cozinheiros Datas e Locais Durante o mês de março, irão d…. Março 11, XIV Seminário Regional Eco-Escolas R. Madeira Durante os dias 4 e 5 de março decorre, no Funchal, o XIV Seminário Regional Eco-Escolas da Região Autónoma da Madeira.

Março 4, Os Global Action Days estão de…. Março 3, NOVA DATA Fórum Eco-Escolas Online 10 de março Com o objetivo de in formar e….

Fevereiro 28, Competição Internacional de Boas Práticas em Biodiversidade A FEE Internacional lança um n…. Fevereiro 25, Fevereiro 17, Os Eco-Cozinheiros estão de volta!

Integrado no projeto Alimentaç…. Fevereiro 16, NOVA DATA Fórum Eco-Escolas Online 24 de fevereiro Com o objetivo de in formar e…. Portugal submeteu 3 Planos de Aula sobre a Biodiversidade No âmbito da campanha de Biodi….

Oficina de formação sobre Eco-Escolas 50h — Em parceria com o Centro de Fo…. Kahoot Economia Circular 9 de fevereiro O Quiz vai decorrer às 10h00 através da plataforma Zoom. Seminário Nacional Eco-Escolas — inscrições abertas para evento online Devido às condicionantes da pa….

Janeiro 26, Últimos dias para submeter plano de ação de Biodiversidade Os professores que desejem participar na competição deverão enviar o seu plano de ação até ao dia 11 de fevereiro. ABAE anuncia parceria com o Gerador Celebrada e lançada oficialmente no dia 20 de janeiro, a Associação Bandeira Azul da Europa ABAE e o Gerador anunciam a parceria.

Janeiro 20, A 2ª Edição do Quiz da Biodiversidade já está disponível! Janeiro 17, Janeiro 12, Fórum Eco-Escolas: Esclarecimento de dúvidas No dia 12 de janeiro de ,….

Brigada AMARoMAR — sessão online Dia 20 de janeiro às 10h00 A ABAE em parceria com o Pingo…. Janeiro 6, A Nossa Horta Bio Concurso de apoio à criação de novas hortas aberto até 31 de janeiro No âmbito do projeto Hortas Bi….

Janeiro 5, Inscrições abertas Todas as escolas interessadas em participar neste projeto, independentemente de terem ou não o apoio do município, poderão participar. O Ar que Eu Respiro workshop online A ABAE em parceria com a Agênc….

Janeiro 4, Dezembro 22, Sorteio Instagram GiveAway de Ano Novo Eco-Escolas Sorteio online de vários itens Eco-Escolas a decorrer até ao próximo dia 7 de janeiro no instagram Eco-Escolas. Dezembro 9, Instituto Politécnico de Setúbal e os ODS No próximo dia 6, pelas 11 horas, a APA vai participar na sessão online sobre o Planeta Terra, no âmbito dos ODS 11, 12, 13, 14 e Dezembro 3, Novembro 30, Kahoot ABAE no Bluefest Novembro No dia 30 de novembro de , às 11h00, a ABAE organiza um jogo online no Bluefest.

Sessão Eco-Escolas na Freguesia de Benfica A Associação Bandeira Azul da…. NOVA DATA Fórum Eco-Escolas online 24 de novembro de Com o objetivo de in formar e…. Novembro 19, Novembro 13, Fórum Eco-Escolas online 18 de novembro de Com o objetivo de in formar e…. Novembro 12, Participe no Desafio Internacional SpottingNature — até 1 de dezembro Encontra-se atualmente a decor….

Novembro 11, Workshop Online A Biodiversidade da Minha Escola Participe nesta sessão online integrada nos temas do ano Espaços Exteriores e Biodiversidade: Preservar e Regenerar, a decorrer dia 23 de novembro, às 16h. Novembro 9, Ministro da Educação marca presença no Galardão Eco-Escolas Já estão disponíveis as fotogr….

Homenageados no ano dos 25 anos Eco-Escolas Durante a cerimónia o Galardão…. Expresso assinala 25 anos de Eco-Escolas Na comemoração de mais um Gala…. Outubro 20, Mini Campanha Litter Less com início a 18 de outubro A mini campanha LitterLess decorrerá entre os dias 18 e 28 de outubro e será uma oportunidade para ganhares prémios.

Outubro 17, Exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — até 5 de novembro A exposição integra o Programa da SEIVA — Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental. Outubro 14, Outubro 11, Workshop: Alterações Climáticas com o Professor Filipe Duarte Santos 29 de setembro No âmbito do projeto Eco-escol….

Setembro 24, Open Call: casos de estudo sobre projetos de adaptação e resiliência climática em contexto de educação escolar Todos os interessados têm apen….

Setembro 21, Webinar LitterLessCampaign 21 de setembro às 13h00 Encontram-se abertas as inscrições para o Webinar LitterLessCampaign já no dia 21 de setembro às 13h Quiz Eco-Escolas no Greenfest 18 de setembro — 15h00 Kahoot Online Eco-Escolas.

Setembro 16, Setembro 13, Portugal organiza mais um FSC Friday, este ano dedicado às artes e à cultura! Setembro 10, Curso Livre de Desenho de Natureza — 9ª Edição Encontram-se abertas as inscrições para a 9ª edição do curso livre de Desenho da Natureza até dia 24 de setembro.

Concurso de vídeo sobre a promoção do Fundo Florestal Global — até dia 29 de setembro A FEE procura jovens profissionais da rede Eco-Escolas, Jovens Repórteres, JRA Alumni, LEAF, FEE Academy e Escolas Internacionais para criar vídeos para o Global Forest Fund.

Setembro 8, Julho 23, Geração Depositrão Escolas Premiadas A Geração Depositrão é uma das…. Missão Eco-Escolas: Amar o Mar Conheça os premiados Conheça aqui os 6 premiados neste desafio. Premiados Desafio Alimentação Saudável e Sustentável — Pelo 6º ano consecutivo, o Pro….

VII Fórum Viseu Educa 20, 21 e 22 de julho em formato digital Iniciativa irá contar com a presença de Margarida Gomes no dia 20 de julho. Julho 16, Hortas Bio nas Eco-Escolas Escolas Premiadas Conheça aqui as escolas premiadas no Projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas este ano letivo Catálogo de oferta educativa e de lazer para o 2º semestre de Já se encontra-se on-line a Of….

Networking Breakfast — Educação ambiental e sustentabilidade É já no próxima dia 19 de julh…. Campanha MyActionsMatter Escolas Premiadas Já são conhecidas as escolas p…. Eco-Trilhos Premiados Este projeto, inspirado no con…. Brigada da Floresta Trabalhos Premiados O Desafio Brigada da Floresta….

Desafio UHU — Premiados Os desafios UHU surgem de uma…. Desafio Onde Está o Ecolápis? Julho 1, Formações Online do ISEL O ISEL organizou ao longo do mês de junho várias formações online abertas à comunidade.

Junho 24, Webinar 10 professores, 10 ONGA 29 de junho às 18h00 A Agência Portuguesa do Ambien…. Novas datas Eco-Escolas A ABAE, programa Eco-Escolas,…. Junho 4, A saúde dos oceanos: um Mar livre de plásticos É um painel dirigido a escolas….

Quiz Eco-Escolas em direto — 8 de junho Inscrição gratuita no Quiz online para estudantes e professores Eco-Escolas. Maio 28, Eu vou mudar o mundo! Participe na 1ª Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras 29 de maio a 6 de junho Entre 29 de maio e 6 de junho vão ser dinamizadas mais de atividades no âmbito da 1ª Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras.

Maio 27, Desafio Semana Europeia da Mobilidade Amadora Desafio dirigido a toda a comunidade EE e JRA residente na àrea metropolitana de Lisboa com posssibilidade de ganhar prémios! Webinar Recuperação de Plantas Nativas — 4 de junho No próximo dia 4 de junho pela….

Maio 24, Quiz Eco-Escolas no Greenfest Braga Bilhetes Greenfest gratuitos para as primeiras inscrições! Poster Eco-Código até 18 de junho O Concurso Nacional Poster Eco…. Maio 4, Geração Depositrão Resultados Atividade de Recolha Já são conhecidos os resultado….

Kahoot ABAE no Bluefest EVENTO ADIADO Evento adiado para data a anunciar. Webinar 17 de maio Hipertensão Arterial e Alimentação A Associação Bandeira Azul da…. Vídeo Português conquista 1º lugar no desafio TrashHack Foram anunciados os vencedores do desafio internacional TrashHack.

Ensino Superior celebra o Dia da Terra Para comemorar esta data, várias instituições do ensino superior organizaram atividades para as comunidades académicas.

Abril 24, Global Action Days A atividade Global Action Days está de volta, com um novo formato. Abril 13, Abril 9, Abril 8, Abril 1, Kahoot sobre Economia Circular 13 de abril Kahoot no âmbito dos projetos Geração Depositrão e Geração Verdão.

Participa nas Eco-Ementas Mediterrânicas Eco-Cozinheiros O objetivo desta atividade é c…. Pinta o EcoBag Conheça os Premiados Esta atividade, promovida em p…. Março 31, Mais de 40 trabalhos submetidos para o desafio TrashHack Foram submetidos 43 trabalhos no total para o desafio internacional TrashHack que termina dia 25 de março.

No regresso à Escola, podes ser um Embaixador Depositrão! O Desafio Embaixador Depositrã…. Webinar GAD MyActionsMatter 7 de abril É já no próximo dia 7 de abril pelas 13h00 horas de Portugal Continental que se irá realizar o Webinar sobre a campanha GAD MyActionsMatter.

Aqui Há Vida! Conheça os premiados Conheça aqui os 6 premiados neste desafio. Declara-te ao planeta! Workshop com o Chef Executivo do Pingo Doce, Gonçalo Costa. SemanaEcoEscolas — Seminário Nacional O Seminário Nacional Eco-Escolas decorre de 15 a 19 de março.

Dia Mundial da Vida Selvagem Junte-se a nós num Passeio pelo Jardim No âmbito do Dia Mundial da Vi…. Fevereiro 24, Fevereiro 23, Webinar Desafios da Biodiver C idade 25 de fevereiro Participe neste webinar promovido pela Direção de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, com enfoque nas questões da biodiversidade na perspetiva da sua recuperação e do planeamento urbano, que irá decorrer dia 25 de fevereiro às 16h.

Oficina de formação sobre Eco-Escolas — 50h Em parceria com o Centro de Fo…. Workshop Online O ar que eu respiro…no interior Inscreva-se neste workshop online que irá decorrer dia 22 de fevereiro de segunda-feira , às 10h.

Fevereiro 4, Apresentação da rede MAPeAr 15 de fevereiro Inscreva-se na sessão online, que irá decorrer dia 15 de fevereiro, ás 18h, para ficar a conhecer a rede MAPeAr. Workshop Online Técnicas para uma Eco-Pinhata Aprenda a construir uma Eco-Pinhata neste workshop online que irá decorrer dia 12 de fevereiro, às 10h.

Novo desafio Aqui há vida! Janeiro 29, Workshop Online Receitas caseiras para controlo de pragas e fertilização do solo Inscreva-se neste workshop online que irá decorrer dia 6 de fevereiro de , às 11h.

Geração Depositrão — Resultados da 2ª Fase da Atividade de Recolha Já são conhecidos os resultado…. Janeiro 22, Workshop Alimentação Saudável e Sustentável — Desperdício Alimentar O projeto Alimentação Saudável….

Toyota Carro de Sonho A 14ª Edição desta atividade p…. Janeiro 21, Os desafios EcoSchoolsStayActive estão de volta com prémios! Desafio Jardim Zoológico Lisboa Clima Extremo — Uma Ameaça Global O concurso CLIMA EXTREMO — UMA….

Pinta o EcoBag Novo Desafio No âmbito da Geração Verdão, c…. Janeiro 15, Janeiro 11, Workshop Online — Resíduos, Energia do Futuro Os desafios PRIO têm como obje…. Encontro EcoCampus O Encontro FEE EcoCampus Portugal vai decorrer online a 29 de janeiro, a partir das h, através da plataforma Zoom e com transmissão pelo Youtube ABAE.

Dezembro 23, A Minha Árvore Nativa Calendário No âmbito da Brigada da Flores…. Escola Portuguesa vence desafio EcoSchoolsStayActive Foi anunciado o vencedor do desafio EcoSchoolsStayActive tema WaSH.

Dezembro 21, Alerta Invasoras! Conheça os premiados do desafio No âmbito da Semana Nacional s…. Dezembro 18, Eco-Schools vNOM mais de 60 países da rede internacional Aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de….

Dezembro 5, Quiz Kahoot sobre Economia Circular No dia 17 de dezembro às 14h30…. Todos pelo IPO até 31 de dezembro Está a decorrer, até 31 de dez…. Quiz Eco-Escolas e Bilhetes para o GreenFest Carcavelos No dia 21 de novembro, pelas 17h00, vai decorrer um jogo online em direto sobre Economia Circular.

Novembro 17, Galardão Eco-Escolas 13 novembro Online O Galardão Eco-Escolas irá decorrer no dia 13 de novembro pelas h, num formato online! Novembro 2, Outubro 29, Sessão FEE EcoCampus online 3 de novembro de Irá decorrer no próximo dia 3 de novembro pelas 12 horas através da plataforma Zoom.

Green Week celebrada pelo Politécnico de Viseu ABAE marcará presença no Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu ESTGV que recebe esta iniciativa no dia 21 de outubro. Fórum Eco-Escolas online 23 de outubro de Com o objetivo de in formar e….

Outubro 12, Parceiro em Destaque: Jerónimo Martins O Projeto Alimentação Saudável…. Outubro 1, Entre 10 e 18 de outubro participa no desafio das redes sociais Participa no desafio sobre espécies invasoras, entre 10 e 18 de outubro.

Rede de Escolas de Turismo de Portugal são todas Eco-Escolas Todas as escolas do Turismo de…. Fórum Eco-Escolas online 14 de outubro de Com o objetivo de in formar e…. Iniciativa Invasoras. pt dinamiza Semana Nacional sobre Espécies Invasoras A decorrer entre os dias 10 a 18 de outubro, a SNEI conta com o apoio de várias organizações.

Em concreto, as alterações acauteladas no mais relevante diploma da contratação pública portuguesa asseguraram a previsão de condições de execução dos contratos e de fatores de avaliação das propostas alinhadas com as fundamentais preocupações da CPE e que vão mais longe do que o anteriormente consagrado, nomeadamente em matéria de:.

a Sustentabilidade ambiental, em particular no que respeita ao tempo de transporte e de disponibilização do produto ou serviço, especialmente no caso de produtos perecíveis;. b Eficiência energética, em particular, de fornecimento de energia;. c Promoção da economia circular e dos circuitos curtos de distribuição, acautelando a eficiência no uso de materiais e a redução de impactes ambientais; e.

A CPE foi institucionalizada em Portugal com a publicação da Resolução do Conselho de Ministros n. Esta estratégia constituiu um instrumento orientador relevante, tendo tido um impacte mais evidente e sistémico no sistema nacional de compras públicas SNCP , no sentido da integração de critérios ambientais em acordos-quadro AQ para categorias de produtos e serviços transversais e, em consequência, em processos de contratação desencadeados por entidades públicas ao seu abrigo.

Em , foi definida a ENCPE , aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n. De modo a garantir a eficaz implementação e monitorização da ENCPE , foi constituído o GAM, composto pela APA, pelo Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I. IMPIC, I. SPMS, E. ª série, n.

º 62, de 28 de março de , que definiu as suas atribuições e modo de funcionamento. Um dos principais desígnios da ENCPE foi a adaptação ao contexto nacional dos manuais referentes aos produtos e serviços prioritários elencados na Resolução do Conselho de Ministros n.

Neste âmbito, foram desenvolvidas as bases fundamentais para implementação e operacionalização da contratação ecológica nas entidades da Administração Pública. Neste contexto, assumiu particular relevância a implementação do SNCP enquanto veículo privilegiado de aplicação da CPE, nomeadamente através da introdução sistemática de critérios ecológicos nos concursos públicos para celebração de AQ, bem como a disponibilização do portal Base, que constitui a plataforma onde é recolhida a informação pública relativa aos contratos públicos sujeitos ao regime do CCP.

Paralelamente, foram desenvolvidas diversas iniciativas de disseminação e capacitação acerca da ENCPE , por forma a alavancar a aplicação da estratégia e enquadrar as entidades que participaram nos grupos de trabalho temáticos.

A implementação da ENCPE deparou-se com diversos obstáculos e desafios, que resultaram em desvios muito significativos em relação às metas estabelecidas. Da análise do Relatório Final de Monitorização da ENCPE , do Relatório da Auditoria às Compras Públicas Ecológicas elaborado pelo Tribunal de Contas e da informação recolhida no âmbito do processo participativo de suporte à elaboração da ECO, sistematizam-se as principais conclusões:.

a A criação do GAM e o trabalho colaborativo de desenvolvimento dos manuais, realizado no âmbito da ENPCE , permitiu estabelecer um modelo de colaboração e confiança entre as diversas entidades intervenientes que constitui um ponto de partida muito favorável para a nova estratégia.

Importa reforçar as capacidades institucionais neste domínio, por forma a impulsionar a CPE para um nível de aplicação generalizado nas entidades da Administração Pública;.

b Os manuais com critérios ambientais, incluindo os legalmente estabelecidos, para diversos grupos de produtos e serviços prioritários aprovados no âmbito da ENCPE constituem um elemento de suporte fundamental para uma efetiva operacionalização da CPE em Portugal;.

c O modo de operacionalização do GAM sem recursos humanos dedicados em exclusivo e a carência de capacitação técnica, nas entidades da Administração Pública, na área da contratação ecológica, foram fatores limitantes, que determinaram a fraca implementação da ENCPE ;.

d O apoio técnico, a capacitação das entidades públicas e a disseminação de informação e boas práticas são elementos basilares para o sucesso da CPE;. e A CPE deve ser encarada pelas entidades da Administração Pública e do setor empresarial do Estado como um elemento estratégico e não apenas como uma componente extra nos seus processos de aquisições e contratações, por forma a obterem-se os resultados sistémicos de transformação das entidades da Administração Pública e dos mercados associados à CPE;.

f O acompanhamento e monitorização da aplicação da estratégia são fundamentais para o seu sucesso, tendo-se revelado a necessidade de um maior desenvolvimento. Neste contexto, o investimento de melhoria na plataforma de informação portal Base e a criação de um quadro de monitorização robusto são ferramentas essenciais a potenciar.

O contributo da CPE como instrumento para alcançar os objetivos das políticas de ambiente e como alavanca da transição para a sustentabilidade é reconhecido em diversos documentos estratégicos de política nacional, nomeadamente:. a O Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal: , aprovado através da Resolução do Conselho de Ministros n.

b A lei do clima, Lei n. c O Plano Nacional Energia e Clima PNEC , aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n. d A Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública , publicada através da Resolução do Conselho de Ministros n.

e O Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública para o período até ECO. AP , publicado através da Resolução do Conselho de Ministros n. Através do ECO. AP , o Estado adota um conjunto de metas e compromete-se a implementar medidas para a redução dos consumos de energia, água e materiais, e respetivas emissões de GEE, verificados nas instalações afetas a edifícios, equipamentos, frotas e infraestruturas, incluindo infraestruturas de mobilidade elétrica, e à capacidade de produção de energia e soluções de armazenamento de energia, sob gestão ou utilização pelas entidades da Administração Pública, direta e indireta, incluindo serviços centrais e periféricos;.

f O Plano de Recuperação e Resiliência PRR , que prevê a modernização do SNCP, bem como a introdução de critérios ecológicos para a aquisição de produtos que integrem materiais de base biológica no âmbito do desenvolvimento da bioeconomia nos setores têxtil e vestuário, do calçado e da resina natural;.

g O Plano de Ação para a Bioeconomia Sustentável, aprovado através da Resolução do Conselho de Ministros n. h No que se refere às políticas e estratégias de inovação, a Estratégia de Investigação e Inovação, que estabeleceu o enquadramento para as políticas de inovação no período de , menciona a utilização das compras públicas como instrumento de estímulo e apoio à inovação do lado da procura.

Para além de contribuírem diretamente para atingir os objetivos das políticas ambientais relacionados com as alterações climáticas, a utilização dos recursos ou o consumo e produção sustentáveis, a CPE visa também influenciar os mercados.

Nalguns setores, os compradores públicos têm uma quota significativa do mercado por exemplo, transportes, construção, serviços de saúde e educação e, por isso, as suas decisões têm um impacte considerável.

A CPE é um meio eficaz de demonstrar o compromisso da Administração Pública com a proteção do ambiente e com objetivos de produção e consumo sustentáveis. Através da CPE, as entidades públicas dão um exemplo ao público em geral e ao setor privado.

O estabelecimento de uma política de CPE e a comunicação de iniciativas e dos seus resultados demonstram que a ação neste domínio é possível e que conduz a resultados positivos. Pode igualmente incentivar as organizações do setor privado utilizarem critérios verdes nos seus próprios processos de contratação.

A CPE pode ainda possibilitar a obtenção de poupanças de custos significativas para as entidades públicas, especialmente se considerado o custo de ciclo de vida de um contrato e não apenas o preço de aquisição.

Para além disso, as entidades públicas que implementam CPE estarão mais bem posicionadas para cumprirem requisitos ambientais cada vez mais exigentes, por exemplo no que se refere a objetivos de descarbonização da economia ou implementação de estratégias de economia circular. A CPE pode ainda induzir uma maior cooperação na cadeia de valor, aumentando a resiliência e reduzindo o risco, que passa a ser partilhado pela cadeia de valor.

Através da CPE, é possível progredir para processos de contratação pública mais transparentes devido a uma maior colaboração entre diversas unidades e alinhamento estratégico da contratação pública, aumentando a reputação das organizações do setor público.

A presente estratégia adota o conceito de contratação pública ECO, entendida como uma contratação em que o conceito de CPE que estava subjacente à ENCPE é alargado para passar a integrar explicitamente objetivos estratégicos como a transição para a economia circular, a eficiência de recursos e a neutralidade climática.

A contratação pública ECO é assim definida como «o processo mediante o qual as entidades públicas procuram satisfazer as suas necessidades, através da aquisição de produtos, serviços e obras que demonstrem um baixo impacte ambiental no seu ciclo de vida, contribuindo para alcançar objetivos de eficiência de recursos e neutralidade climática, atuando como agentes promotores da transição para uma economia circular e da ecoinovação».

A contratação pública ECO envolve uma perspetiva que vai para além da satisfação das necessidades de curto prazo das entidades públicas, devendo considerar os impactes ambientais de longo prazo associados às aquisições.

Neste contexto, a adoção de princípios de contratação pública ECO deve começar por questionar a necessidade de efetuar a aquisição em cada situação e ponderar todas as opções para satisfazer uma determinada necessidade da forma mais sustentável.

A ECO aplica-se ao Estado, designadamente às entidades sob sua administração direta e indireta e ao setor empresarial do Estado, aplicando-se ainda, a título voluntário, a outras entidades adjudicantes, sempre que esteja em causa a aquisição de produtos, serviços ou a elaboração de projetos de execução de obras públicas que integrem a lista de produtos e serviços prioritários.

A ECO aplica-se às aquisições efetuadas mediante procedimentos pré-contratuais definidos no CCP, na sua redação atual, e noutros diplomas que introduzam regimes especiais de contratação pública.

A ECO é constituída por uma visão de futuro, objetivos estratégicos quatro e respetivos objetivos específicos, metas a alcançar e vetores de atuação cinco para a implementação da estratégia, estruturados conforme a figura 4 e que seguidamente se desenvolvem.

As Compras Públicas ECO são uma prática consolidada nas entidades públicas portuguesas, que promove sinergias entre entidades públicas e fornecedores, induzindo um efetivo alargamento da oferta de produtos e serviços ecológicos, com efeitos dinamizadores nas práticas de compras das entidades privadas.

A ECO adota uma abordagem estratégica que consagra quatro objetivos fundamentais:. a Intensificar a adesão às compras públicas ECO e potenciar o seu papel transformador da Administração Pública e dos mercados;. b Promover a eficiência de recursos, a bioeconomia sustentável e a transição para a economia circular;.

Para cada um destes objetivos estratégicos, a ECO identifica um conjunto de objetivos específicos OEsp que detalham as prioridades a prosseguir em cada uma das linhas identificadas. Cada objetivo específico tem associada s meta s a alcançar com a implementação da ECO, cujos indicadores de monitorização serão detalhados em pormenor, em sede do plano de ação ECO Objetivo estratégico 1 - Intensificar a adesão às compras públicas Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas e potenciar o seu papel transformador da Administração Pública e dos mercados.

O valor das compras públicas ECO é ainda muito baixo em Portugal. A percentagem de procedimentos de contratação pública, bem como a percentagem do montante financeiro associado a procedimentos de contratação pública de aquisição de produtos e serviços que incluem critérios ambientais, situa-se abaixo dos objetivos da anterior ENCPE Torna-se necessário fomentar uma adesão substancial e generalizada às compras públicas ECO, em termos de número de processos e de fração na despesa total nas compras públicas.

Este objetivo visa aumentar, de forma significativa, o número de organismos da Administração Pública que adotam critérios ambientais, bem como o número e o valor de contratos de aquisição de bens e serviços da Administração Pública com critérios ambientais, com particular relevância para os grupos prioritários da ENCPE Isto implica: i o aumento do número de entidades públicas com práticas de compras públicas ECO, quer nas entidades da administração direta e indireta do Estado quer no setor empresarial do Estado; e ii a integração de critérios ecológicos em grandes projetos de investimento como os que estão previstos no PRR.

Para as entidades com mais experiência, apoiar a evolução para uma maior ambição e maior leque de produtos e serviços objeto de critérios ambientais, alargando a aplicação destes critérios para outras categorias de bens e serviços para além dos grupos prioritários estabelecidos na ENCPE Devem ser alinhados com setores estratégicos e com outras políticas públicas, nacionais e da UE e.

PRR, infraestruturas, do prado ao prato. Constitui-se como fundamental a contratação pública ser percecionada como um instrumento estratégico que contribui para diversos objetivos.

Para tal, é necessário assegurar o compromisso político ao mais alto nível e ligar os objetivos de contratação pública aos instrumentos estratégicos e de gestão da Administração Pública.

Este objetivo deve ser concretizado no plano de ação, equacionando-se os melhores instrumentos para integração de critérios ambientais nas estratégias de compras das organizações.

Para a prossecução deste objetivo importa ainda promover uma eficaz implementação de sistemas de acompanhamento do cumprimento das condições ambientais de execução dos contratos. Objetivo estratégico 2 - Promover a eficiência de recursos, a bioeconomia sustentável e a transição para a economia circular.

Muitos dos critérios adotados no âmbito da ENCPE já se relacionam com objetivos de economia circular e de eficiência de recursos. Neste objetivo inclui-se ainda a promoção da aplicação de critérios associados à aquisição de produtos de base biológica com soluções inovadoras e sustentáveis, em linha com os objetivos do Plano de Ação para a Bioeconomia, bem como a aplicação de critérios relacionados com a eficiência hídrica, sobretudo nos setores de serviços e grupos de produtos para os quais os consumos de água assumem maior relevância.

Ainda no âmbito deste objetivo, pretende-se criar as condições necessárias para assegurar a obrigatoriedade de adoção de critérios ecológicos que integrem produtos de base biológica sustentável no domínio dos procedimentos de contratação pública, especialmente nas categorias de produtos e serviços, assim como nas áreas da construção, mobiliário e têxteis.

Assim, os critérios de avaliação devem privilegiar, sempre que aplicável, os produtos que integrem materiais de base biológica, face aos restantes, desde que estes apresentem o rótulo de produto de base biológica devidamente certificado, o rótulo ecológico da UE ou outros rótulos certificados, com base na norma internacional de rotulagem ecológica ISO Resulta do exposto que será em sede de elaboração do plano de ação ECO a adotar ver ponto 6 que será avaliada e densificada a viabilidade e adequação de imposição da obrigatoriedade de recurso a matérias, produtos ou serviços que sejam certificados ou atestados por outros meios de prova, conforme previsto no CCP, nomeadamente no que diz respeito à utilização de madeira, cortiça e seus derivados provenientes da silvicultura, no setor da construção.

Todos estes produtos devem respeitar, numa percentagem tendencialmente crescente e quando aplicável, a gestão florestal sustentável devidamente certificada e, no caso da madeira, os sistemas de Certificação FSC Forest Stewardship Council e PEFC Programme for the Endorsement of Forest Certification.

A imposição dos referidos critérios ambientais poderá, de acordo com as especificidades dos produtos ou serviços em causa, concretizar-se em vários momentos do processo aquisitivo.

Com efeito, estes critérios poderão ser impostos no momento da definição dos critérios de seleção que avaliam a adequação de um operador económico para a execução de um contrato , das especificações técnicas que constituem critérios técnicos mínimos e de conformidade , dos critérios de adjudicação relativamente aos quais podem ser atribuídos pontos às propostas para valorizar um desempenho ambiental que supere o nível mínimo fixado nas especificações técnicas , bem como, aquando do estabelecimento das cláusulas de execução do contrato utilizadas para especificar o modo como o contrato deve ser executado , de acordo com o que se venha a revelar mais adequado ao caso concreto.

As compras públicas podem ter um papel decisivo no estímulo ao desenvolvimento de novos modelos de negócio, que favoreçam estratégias de economia circular, a economia local e cadeias curtas de abastecimento.

Incluem-se, por exemplo, as aquisições públicas focadas na unidade de serviço ou no conceito de negócio, em vez da compra do produto, como a contratação de sistemas de produto-serviço, modelos de aluguer e leasing, uso partilhado, compra por uso e soluções de compra e retorno.

Os novos modelos de contratação, como as parcerias e as compras de inovação, podem desempenhar um papel fundamental neste contexto. As compras públicas ECO são um instrumento na transição para uma economia mais eficiente e circular, devendo traduzir-se num contributo quantificável para a redução no consumo e num aumento da eficiência de uso dos materiais, incluindo a eficiência hídrica, da Administração Pública e da economia portuguesa em geral.

A aplicação generalizada de metodologias da avaliação de ciclo de vida ACV e de avaliação de custos de ciclo de vida serão ferramentas fundamentais para quantificar os objetivos de racionalidade económica e de eficiência de recursos, demonstrando-se também por esta via o contributo das compras públicas.

Objetivo estratégico 3 - Estimular a economia portuguesa para a neutralidade climática. A integração sistemática de requisitos de eficiência energética nos contratos públicos de produtos, serviços, edifícios e obras pode contribuir para reduzir significativamente os consumos de energia da Administração Pública, em linha com os objetivos do ECO.

AP e com os objetivos do RNC Este objetivo também assume uma importância particular no âmbito da iniciativa Europeia «Renovation Wave», que visa aumentar a eficiência energética dos edifícios na Europa. As compras públicas ECO devem ser um veículo para promover a aquisição de serviços de eletricidade produzida a partir de fontes de energia renovável nas entidades da Administração Pública bem como contribuir para a adoção de sistemas de produção de energia baseados em fontes de energia renovável, em linha com ECO.

AP e com os objetivos do PNEC e do RNC Paralelamente, as compras públicas ECO também devem contribuir para a promoção da mobilidade sustentável nas entidades da Administração Pública, privilegiando a utilização de veículos elétricos, do transporte público e de meios de mobilidade suave por exemplo, bicicletas.

Este objetivo assume particular relevância em categorias de produtos e serviços em que o conteúdo em carbono incorporado pode ser muito elevado, como é o caso da construção, edifícios, alimentação e outros.

Pretende-se que as entidades adjudicantes passem a integrar a informação relativa à pegada de carbono nos procedimentos pré-contratuais, privilegiando o fornecimento daqueles que contêm esta informação. Objetivo estratégico 4 - Incentivar a ecoinovação na indústria e nos fornecedores.

A contratação pública pode ser incubadora e promotora de soluções inovadoras no mercado. Estas novas soluções configuram novos produtos, serviços, novas formas de fornecimento ou novos modelos de negócio que são mais vantajosos do ponto de vista ambiental ecoinovação e que são simultaneamente mais competitivas.

É por isso desejável associar objetivos de inovação à contratação pública, promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras mais sustentáveis, circulares ou de baixo carbono. O valor da contratação pública de soluções inovadoras em Portugal é muito reduzido, comparado com o de outros países europeus.

Este objetivo visa aumentar a proporção de compras de inovação aliadas às compras públicas ECO na contratação pública. Os procedimentos pré-contratuais devem ser desenhados de forma a estimular soluções ecoinovadoras e a concorrência entre os fornecedores.

Existem técnicas específicas para fomentar a inovação nas compras públicas, nomeadamente o regime de direitos de propriedade intelectual, a adoção do critério da PEMV, na modalidade multifator, e o grau de utilização de variantes e de práticas de consulta preliminar ao mercado.

A adoção dos novos tipos de procedimentos previstos no CCP, como as parcerias para a inovação ou o diálogo concorrencial, pode desempenhar um papel relevante neste contexto.

Este objetivo visa aumentar a utilização de duas destas práticas, a PEMV, na modalidade multifator, e a utilização da consulta preliminar ao mercado, por constituírem um ponto de partida para a aplicação das restantes. As entidades públicas devem ter um papel central na formação de parcerias estratégicas com diferentes atores para o desenvolvimento de soluções ecoinovadoras que satisfaçam as suas necessidades e que contribuam simultaneamente para outros objetivos ambientais, sociais ou de desenvolvimento.

Nas páginas seguintes apresentam-se as metas propostas para cada objetivo específico, aplicáveis ao universo das entidades abrangidas pelo âmbito de aplicação entidades sob administração direta e indireta do Estado e setor empresarial do Estado.

Estas metas resultam de um processo de ponderação da experiência da implementação da ENCPE , conjuntamente com a análise dos objetivos e metas fixados nos diversos documentos de política que enquadram a ECO Estabelece-se um conjunto de metas que se pretende suficientemente ambicioso e desafiante para alavancar a desejada transformação ecológica da administração pública portuguesa, sem perder de vista a exequibilidade da própria estratégia.

Note-se ainda que as diferentes metas não são independentes entre si, estando relacionadas, e esperando-se que os objetivos enunciados possam ser alcançados através da sua prossecução articulada.

A implementação da ECO é enquadrada nos seguintes cinco vetores de atuação principais:. De seguida, apresentam-se as principais orientações para desenvolvimento destes vetores de atuação. As ações concretas a implementar em cada um destes vetores serão detalhadas no plano de ação ECO D1 Operacionalização da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas Um aspeto importante que importa definir é a operacionalização da estratégia, isto é, os mecanismos para concretizar os objetivos da ECO O estudo de benchmarking de estratégias de CPE efetuado bem como o processo de consulta das partes interessadas permitiram identificar um conjunto de mecanismos que se consideram fundamentais para assegurar o sucesso da ECO Por forma a atingir a máxima eficácia da estratégia, deverão ser utilizadas as formas legais adequadas para, designadamente, vincular o máximo de entidades públicas à sua implementação, bem como outros aspetos particulares de implementação, nomeadamente ao nível da adoção do plano de ação.

O SNCP constitui uma plataforma determinante para a dinamização de contratação pública ECO em Portugal nas múltiplas vertentes, quer seja através do reforço do incentivo à utilização dos AQ que incluem critérios ambientais, quer da promoção da contratação através de procedimentos agregados contratação através da tramitação de procedimentos de valor muito elevado , bem como da realização de ações de capacitação e workshops em que a contratação pública ECO é tema central, tendo a ESPAP, I.

A definição de metas deve ser concretizada através da definição de compromissos com as entidades compradoras. Estes compromissos podem ser estruturados de diferentes formas: por setor, por território, etc. Um exemplo recente é o Acordo Green Deal, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para as compras circulares, em que cada entidade compradora se comprometeu a executar um determinado conjunto de procedimentos de contratação com critérios circulares.

Na sequência do trabalho efetuado durante a anterior ENCPE , e com vista à generalização da utilização de critérios ambientais pelas autoridades públicas, devem ser elaborados manuais setoriais.

Para permitir uma flexibilização e a adequação a diferentes níveis de ambição e à evolução do mercado, os manuais deverão ser documentos vivos, a ajustar em função da evolução dos mercados e da sociedade e fruto de processos interativos.

Devem incluir critérios essenciais mais básicos e critérios complementares que apontem para outras opções mais avançadas a explorar pelas entidades com motivação para tal. Exemplos desta ligação são o PRR, que explicita a necessidade de utilização de biomateriais em setores como o calçado e o têxtil, e ainda o Programa ECO.

AP, que explicita metas de eficiência energética, hídrica e de materiais para edifícios, equipamentos, frotas e infraestruturas das entidades da Administração Pública. Sem prejuízo de iniciativas de caráter exclusivamente nacional, a elaboração de novos manuais de apoio à contratação pública continua a seguir as orientações e a listagem de produtos e serviços prioritários emanadas pela Comissão Europeia.

A par desse processo, e considerando as atualizações das políticas europeias à data de elaboração da presente estratégia, serão adotados critérios ambientais obrigatórios em legislação setorial da UE e nacional, estabelecendo requisitos para grupos de produtos específicos ex, construção, têxteis e calçado , designadamente no que diz respeito à incorporação de materiais de base biológica.

Para uma avaliação das diferentes soluções a adquirir é por vezes necessário recorrer a metodologias adicionais que permitem uma avaliação mais integrada dos eventuais benefícios.

Entre elas, estão as ferramentas de ACV, CCV ou pegada de carbono e pegada hídrica. A ferramenta ACV pode ajudar a identificar e comparar os impactes ambientais de diferentes propostas. A ferramenta CCV permite comparar os custos não só de investimento inicial, mas também os custos de operação, manutenção e fim de vida.

Já a pegada de carbono permite comparar o desempenho de diferentes propostas relativamente a objetivos de descarbonização. No processo de consulta às partes interessadas, foi sublinhada a necessidade de simplificar ou clarificar os procedimentos de contratação.

Uma forma de atingir este objetivo é a partilha de casos práticos e a realização de projetos-piloto que possam ilustrar, de forma concreta e simplificada, como é que as entidades podem implementar na prática as compras públicas ECO A existência de um quadro de governação robusto e funcional que assegure uma eficaz aplicação de estratégia é um elemento central para a implementação da ECO Da experiência da ENCPE , concluiu-se que seria fundamental reforçar a estrutura anteriormente definida, clarificando competências e fortalecendo a capacidade de intervenção e de apoio técnico.

Assim, a ECO contempla uma estrutura de governação compreendendo os seguintes elementos:. O grupo de coordenação, integrado na Comissão Interministerial de Compras, a funcionar junto ESPAP, I. d Monitorizar a implementação da ECO e promover os ajustamentos necessários para garantir a prossecução dos objetivos e o cumprimento das metas;.

e Disponibilizar informação relativa à implementação da ECO sob a forma de relatórios de monitorização, com caráter bienal. Constitui-se como uma unidade organizativa técnica integrada na direção de serviços partilhados de compras públicas, a funcionar junto da ESPAP, I.

a Produção de manuais, guias de aplicação e notas interpretativas para apoiar a aplicação dos critérios ambientais;. c Apoio técnico: funcionamento como helpdesk de apoio a compradores e entidades atuando no mercado;.

d Recolha de informação para monitorização da implementação da ECO;. e Dinamização de uma plataforma de encontro de compradores e fornecedores match-making ;. f Promoção de atividades de capacitação e formação das entidades adjudicantes.

Tem como objetivo promover a colaboração, envolvimento e comunicação das entidades, com representantes de diversos setores, como organizações industriais e comerciais, representantes da sociedade civil, da academia, etc.

a Promoção e dinamização de redes de colaboração envolvendo entidades públicas da administração central, empresas e fornecedores, organizações relevantes da sociedade civil, etc.

b Promoção de iniciativas de cocriação e experimentação de soluções inovadoras, envolvendo os intervenientes na cadeia de valor;. Por forma a garantir o sucesso da ECO, importa definir um conjunto articulado de incentivos e estímulos que promovam a adesão de entidades públicas e de agentes do mercado.

As ações a desenvolver neste âmbito incluem:. a Definição de linhas de apoio e incentivos financeiros dedicados em diversos instrumentos de financiamento e. PRR; outros fundos europeus; fundo ambiental , para apoiar a procura e oferta de produtos e serviços ecológicos e promover o crescimento destes mercados em áreas chave para as compras públicas.

feira de produtos e serviços ecológicos para compras públicas ;. Eliminação de barreiras identificadas e. avaliação baseada na PEMV , admissão de propostas variantes.

Exploração do potencial do conceito de «innovation deal» introduzido pela Comissão Europeia na Comunicação «Closing the loop - EU action plan for the circular economy», que se traduz numa abordagem piloto para auxiliar os inovadores que se deparam com obstáculos de natureza regulatória, estabelecendo acordos voluntários com grupos de interesse e autoridades públicas.

Estes acordos são voluntários e sem financiamento envolvido, comprometendo-se os participantes a recolher e partilhar conhecimento, informar os grupos de interesse relevantes e colaborar para estabelecer os factos associados a uma alegada barreira à inovação;.

c Articulação das compras públicas ecológicas com esquemas de rotulagem ecológica e de certificação ambiental, bem como acordos voluntários, no apoio à operacionalização das CPE, requerendo o cumprimento de objetivos de sustentabilidade, nomeadamente alinhados com os objetivos de diversas políticas públicas relacionadas e.

plano de ação para a economia circular. Estes esquemas de incentivo articulam-se com os restantes vetores de atuação da ECO, em particular com a atuação nos domínios da governação e da formação e capacitação de agentes.

A disseminação de informação e a capacitação de agentes em toda a cadeia representa um dos vetores essenciais para a implementação da ECO e para a adoção generalizada das compras públicas ecológicas em Portugal. As diferentes fases do processo de desenvolvimento da nova estratégia das compras públicas ECO permitem perceber que a disseminação e a capacitação serão fortes impulsionadores da integração de critérios ecológicos nos procedimentos de contratação pública.

Desta forma, a nova estratégia pressupõe que este vetor seja materializado num conjunto de diferentes linhas de ação a abranger a disseminação de informação e a capacitação de compradores e fornecedores.

Esta visão está em linha com a crescente preocupação com a ideia de profissionalização do «comprador público», com a perspetiva de dotar as entidades públicas que adquirem bens e serviços dos melhores meios humanos, técnicos e tecnológicos possíveis. A gestão das compras públicas, em particular das CPE, não deve ser apenas uma gestão operacional de procedimentos pré-contratuais, mas sim uma gestão estratégica, focada na busca de sinergias, de ganhos de eficiência, no fundo, na melhor administração dos recursos públicos.

A aposta nos recursos humanos e na sua formação, a definição clara da base de conhecimentos e competências de que os profissionais da contratação pública devem estar munidos designadamente ao nível da compreensão e domínio da globalidade das ferramentas ao dispor são elementos chave para que o comprador público seja, cada vez mais, um gestor estratégico de compras públicas, munido de mais saberes e com competências de gestão de projetos, competências tecnológicas e, por fim, competências jurídicas.

Neste contexto, é relevante que, no domínio das compras públicas ecológicas e circulares, a prioridade seja direcionada para a realização de ações de formação, dirigidas aos quadros dirigentes e intermédios das entidades públicas, incidindo em particular nos responsáveis pelos departamentos de compras e fornecedores e nos demais intervenientes cuja atividade esteja diretamente relacionada com a promoção da eficiência de recursos, da bioeconomia sustentável e da economia circular.

A disseminação deverá consubstanciar-se num plano de ação que deverá, entre outras, incluir:. a Disseminação de conhecimento e resultados sobre compras públicas ECO, com foco na profissionalização e qualificação do comprador público, através de diversas atividades de formação, divulgação e informação;.

Para um produto biológico de alta qualidade, um processo de produção que minimize o impacto sobre o ambiente é essencialmente indispensável. Estamos por isso muito gratos que a nossa empresa mãe, a tradicional fábrica de chocolate Weinrich em Herford, East Westphalia, tenha assumido a responsabilidade ecológica numa fase inicial.

Para além da compra de gás natural compensado com CO2 desde para a central de produção combinada de calor e electricidade, a Weinrich tem vindo a adquirir electricidade a partir de energias renováveis desde A gestão sistemática do ambiente e da energia , certificada de acordo com as normas ISO e , leva à redução do consumo de energia, à conservação dos recursos e à redução do consumo de água e resíduos para um mínimo aceitável.

Além disso, todas as emissões de CO2 que ainda ocorrem na produção de chocolate, apesar dos numerosos projectos de gestão ambiental e energética tais como as deslocações de funcionários são compensadas por projectos certificados de protecção climática no Sul Global.

Projectos como o projecto "Parque Nacional da Floresta Tropical de Gola" na Serra Leoa. A utilização de matérias-primas e aditivos geneticamente modificados também tem sido deliberadamente evitada há já algum tempo.

Related Post

2 thoughts on “Concurso eco friendly vida verde”

Добавить комментарий

Ваш e-mail не будет опубликован. Обязательные поля помечены *